Os vizinhos Pãpãhrey

foto: Itabira Paiter Surui


Antigamente existia uma tribo chamada de Pãpãhrey, Um Paiter Surui estava casado com uma mulher Pãpãhrey. Era de costume os cunhados pedirem para os cunhados fazerem roças e em troca ele ofereceu de sua bebida, no dia seguinte quando amanheceu, se juntaram e foram fazer a roça. Durante a ida, perguntaram para o dono da roça oque ele queria que eles fizessem:
-Eu quero que você me acompanhe para mostra um lugar que eu conheço.
Chegando nesse lugar, ele orientou cada um em uma arvore para poderem corta. Um deles responde:
-Depois que eu cortar essa qual será a próxima.
- Pode cortar qualquer uma que estiver ao redor. O dono da roça respondeu.
E todos que estavam lá para ajudar, perguntavam qual eram as arvores e onde tinha que está, tinha muitos Pãpãhrey. Depois de pouco serviço todos os Pãpãhrey se deitaram no colo de suas mulheres que também estão lá acompanhando-os. Conta se que os corpos estavam deitado mais o espirito do seu interior estavam cortando as arvores.
O dono da roça viu que os corpos estavam deitados e foi se queixa com suas irma, seus maridos não estão me ajudando a fazer a roça. Logo em seguida a moça foi reclamar com eles, por que não estavam fazendo a roça, imediatamente se levantaram e todos começaram a falar vamos, vamos voltar a trabalhar. Começaram a grita para o dono da roça:
- Agora eu vou derrubar essa arvore que estou cortando!
Um deles, pegou um cipó que estava em uma arvore e puxou, de repente um bocado de arvore começou a cair uma atrás da outra, uma grande roça. O dono da roça viu que rapidamente todas as arvores caíram e logo se deu conta que eles não tinham parado de trabalhar. Após todo serviço Pãpãhrey foram até o cunhado e diziam, vou ali lava minha mão e ir deitar em uma rede, chamou sua irmã para ir junto, no rio pegaram varias pedras e ficaram acertando as arvores, naquela época não tinha arvores tão duras, depois que os pãpahrey acertaram, ela ficaram tão dura quanto as pedras.. saiam pela floresta falando pãpãh por isso os nomes deles eram assim, eles vivam com o Paiter Surui eram vizinhos, antigamente existiam muitos índios que viviam juntos cada um com uma cultura diferente. Os pãpãhrey entraram na floresta e foram embora, levando suas irmã e nunca mais foram visto, antigamente dava pra escutar eles na floresta falando pãpãh.


Historia contada por Itabira Suruí

Comentários

Postagens mais visitadas